
E porque a tradição teima em persistir, vimos dar continuidade à mesma, através do grupo “Pauliteiras de Valcerto”, com o objectivo de divulgar a rica tradição de dançares das nossas terras.
Sem querer disfarçar um pouco de orgulho e vaidade, diremos que as Pauliteiras de Valcerto são a continuidade de um projecto já quase esquecido….
O grupo é constituído por 8 elementos (raparigas) a dançar e três gaiteiros (caixa, bombo e gaita de foles), os quais marcam o ritmo da dança.
A duração da actuação é de cerca de trinta minutos, esta terá a seguinte sequência: a entrada é feita ao som de uma música chamada “Riu piu piu”, segue-se a nossa primeira dança, este lhaço tem com nome “Campanitas" (Lhaço evocativo dos famosos sinos de Toledo, que se ouviam a sete léguas em redor, assim como de outros monumentos do antigo reino de Castela. Fala-nos também da riqueza gastronómica das mesmas terras). O lhaço seguinte é os ”Ofícios” (este lhaço é uma dança que representa algumas profissões já quase extintas actualmente sendo elas, o ferrador, o barbeiro, o lenhador), seguem-se então os “Chiquitos”.
Enquanto as pauliteiras fazem uma pequena pausa na dança, os gaiteiros tocam uma música chamada ”Cabalho Castanho”.
Após esta pequena pausa de cerca de dois minutos segue-se o lhaço chamado “Bicha” (este lhaço distingue-se coreograficamente de todos os outros. É uma serpente humana onde os dançarinos saltam por cima de uma oferta), segue-se então a ”Sombra” e o “Fado” e o “Prin”. Para finalizar saímos ao som do “Pingacho”.
Contacto:
pauliteirasvalcerto@gmail.comTelemóvel: 936730321