Em algumas aldeias do concelho de Mogadouro era até uma prática comum.
Vou deixar aqui um testemunho que justifica muito da tradição da dança das pauliteiras.
O que aconteceu dia 14 de Outubro de 2007 foi um testemunho real disso mesmo.
Os Gorazes de Mogadouro é uma das feiras de maior projecção no Nordeste Transmontano. Valcerto tem as suas pauliteiras e em boa hora foram as convidadas para animarem a feira, no dia 14.
Este grupo começa já a ser solicitado para várias actuações, não ainda com a regularidade dos grupos de rapazes, mas em breve a igualdade chegará também.
Sabendo da actuação das pauliteiras e como estudioso que sou desta dança, fui ver e fiquei encantado. Já não era a primeira vez que as via actuar, em renovação e com novos elementos, mas continuam bem. Mas é necessário que as pessoas responsáveis acarinhem melhor este grupo. Elas merecem tudo.

A beleza da dança
Actuaram em vários locais do recinto da feira e era ver como tudo parava para ver a sua actuação.
Ouvi muitas pessoas anónimas e até estrangeiros que diziam:
«Estamos maravilhados, não só actuam muito bem como é diferente e dá para ver que afinal, a dança dos paus é ainda mais bonita dançada pelas pauliteiras».
Também adoraram ver e ouvir os gaiteiros a tocar como verdadeiros profisionais.
A cultura está viva no concelho de Mogadouro e não é preciso que pseudo-entendidos venham à procura de protagonismo e de subsídios para ocupar o espaço dos que cá estão, porque temos muita gente que tem a nossa cultura no sangue e consegue fazer coisas maravilhosas.
Bem hajam pauliteiras de Valcerto
Fonte: Blog Mirandum