quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pauliteiras de Valcerto

E porque a tradição teima em persistir, vimos dar continuidade à mesma, através do grupo “Pauliteiras de Valcerto”, com o objectivo de divulgar a rica tradição de dançares das nossas terras.
Sem querer disfarçar um pouco de orgulho e vaidade, diremos que as Pauliteiras de Valcerto são a continuidade de um projecto já quase esquecido….
O grupo é constituído por 8 elementos (raparigas) a dançar e três gaiteiros (caixa, bombo e gaita de foles), os quais marcam o ritmo da dança.
A duração da actuação é de cerca de trinta minutos, esta terá a seguinte sequência: a entrada é feita ao som de uma música chamada “Riu piu piu”, segue-se a nossa primeira dança, este lhaço tem com nome “Campanitas" (Lhaço evocativo dos famosos sinos de Toledo, que se ouviam a sete léguas em redor, assim como de outros monumentos do antigo reino de Castela. Fala-nos também da riqueza gastronómica das mesmas terras). O lhaço seguinte é os ”Ofícios” (este lhaço é uma dança que representa algumas profissões já quase extintas actualmente sendo elas, o ferrador, o barbeiro, o lenhador), seguem-se então os “Chiquitos”.
Enquanto as pauliteiras fazem uma pequena pausa na dança, os gaiteiros tocam uma música chamada ”Cabalho Castanho”.
Após esta pequena pausa de cerca de dois minutos segue-se o lhaço chamado “Bicha” (este lhaço distingue-se coreograficamente de todos os outros. É uma serpente humana onde os dançarinos saltam por cima de uma oferta), segue-se então a ”Sombra” e o “Fado” e o “Prin”. Para finalizar saímos ao som do “Pingacho”.

Contacto: pauliteirasvalcerto@gmail.com
Telemóvel: 936730321

3 comentários:

Anónimo disse...

“Pauliteiras de Valcerto”, as raparigas trasmontanas que estão a deixar mais rica e mais bela a tradição de dançares do Nordeste Trasmontano. Estais muito certas fiquem e sintam muito orgulho, muita satisfação por crerem neste tão nobre papel da nossa comunidade. Deveis continuar sempre, para salvar a tradição. Persistir, dar continuidade ao que os antigos nos deixaram. Sejam, nos dias de hoje, as marcas vivas da força , da riqueza e das tradições e costumes do nosso povo.
Alem do mais eu confesso: Todas são lindas e maravilhosas, nossa gente está muito bem representada.
E se eu fosse mais moço por certo iria namorar uma de vós e quem sabe até me casar.

Desejo muito sucesso e reconhecimento pelo trabalho e apresentações. Sois lindas, talentosas, valentes, trasmontanas. Não desistam, não deixem a cultura de nosso povo morrer.

Com todo o respeito e admiração deixo mil abraços.

Um "pauliteiro de outros tempos" que ficou apaixonado pelo vosso trabalho.

Anónimo disse...

Parabens,


Um grupo maravilhoso, um trabalho exemplar, uma representação do que o Povo desta terra tem a mostrar ao mundo dos mais novos.

Anónimo disse...

A sensibilidade e determinação feminina a dar corpo e alma a uma tradição de um folclore que não se deve perder. Bem hajam!

A.A.