domingo, 22 de julho de 2007

Pauliteiras são nova tradição

Foram quatro, os grupos pauliteiras que se juntaram no Iº Encontro Nacional de Grupos de Pauliteiras. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia decorreu sábado, na aldeia de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro integrada na feira de São Martinho. A tradição das danças dos paus é o expoente máximo do folclore do planalto mirandês, onde as mulheres só viriam a ter lugar no início da década de 80 com o surgimento do primeiro grupo em Bemposta, Mogadouro. Esta formação acabaria por se desfazer seis após o seu início.“ Na altura em que o nosso grupo começou em Bemposta não havia muitos homens para manter a tradição dos pauliteiros e por esse motivo foi preciso recorrer as mulheres, o nosso ensaiador ainda trabalhou connosco meia dúzia de anos, mas após o seu falecimento o grupo acabou, no entanto ainda demos a conhecer a danças dos pauliteiros no feminino em vários pontos de Trás os Montes.


Fomos nós quem quebrou a tradição masculina,” disse Amélia Folgado, uma das primeira pauliteiras do planalto mirandês O grupo de Pauliteiras de Valcerto deu um novo impulso á danças dos paus no feminino, agora são cerca de meia centenas de raparigas em todo o planalto mirandês com idades entre os quatro e 30 anos idade que com a sua leveza e graciosidade fazem “corar” os homens de barba rija que se dedicam á dança dos paus. A origem desta dança perde-se no tempos sendo atribuída aos celtas com sendo um dança guerreira.Flávia Felgueiras, um dos elementos do grupo de pauliteiras de Valcerto, diz que “o importante não bater com forças do paus mas sim fazer um bom jogo de pés e movimentos elegantes, situação que não típica nos homens, eles gostam de apenas de bater com força.


”Mário Correia, director do Centro de Musica Tradicional “Sons da Terra”, diz mesmo que “a dança dos paus no feminino é uma moda, o que se esta a passar dentro desta matéria pode mesmo a tornar-se tradição a mulheres dançarem as danças dos paus, já que a modas podem transformar-se em tradição caso se consigam passar de geração em geração, agora só o futuro o dirá se as futuras gerações de raparigas vão tornar esta moda numa tradição.”Agora Miranda do Douro, é outra das localidades onde existe um grupo de Pauliteiras.

Fonte: RBA
Data: 2006-11-13

Sem comentários: