domingo, 22 de julho de 2007

Pauliteiras abrem I Noite Celta

É com originalidade que Mogadouro apresenta a I Noite Celta a realizar naquela vila. As honras de abertura da iniciativa, agendada para as 21h30 da próxima terça-feira, no largo do Castelo, cabem a um grupo de pauliteiras. São as raparigas da aldeia de Valcerto, que ousaram e, “numa clara intromissão em terrenos que sempre pertenceram aos homens e rapazes”, criaram um grupo de pauliteiras. Diz-se que quando as raparigas romperam com a tradição, “a coisa deu brado lá na terra”, mas, com o gosto por aquele tipo de dança e a vontade de manterem as tradições, as Pauliteiras de Valcerto depressa conseguiram ultrapassar preconceitos e marcar presença em iniciativas do género.
Mas a moda das pauliteiras não é nova e parece ter pegado e, na mesma noite, actuam também as Pauliteiras dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.
Os Lenga-Lenga, gaiteiros de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, vão mostrar uma vez mais a “rica tradição gaiteira” do Nordeste Transmontano e a “força expressiva” da música característica das Terras de Miranda.
De Castela e Leão (Espanha) chega o grupo Balbarda, um exemplo de “renovação da frente jovem da expressão folk”, que surpreende com a sua música, a qual resulta da “fusão de instrumentos antigos no tempo, como a gaita e a sanfona, com as últimas tecnologias”.
Os sons de Espanha prometem continuar a animar a noite com a actuação do asturiano Xuacu Amieva, uma verdadeira referência “fundamental e de todo incontornável em termos de conhecimento e de estudo da música tradicional asturiana”. Xuacu Amieva foi já merecedor de vários prémios e amplamente reconhecido como “multinstrumentista e professor de gaita”.
Esta I Noite Celta é organizada pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Caminho, Câmara Municipal, Delegação Regional de Cultura do Norte e Região de Turismo do Nordeste Transmontano e conta com a programação do Centro de Música Tradicional Sons da Terra.

Fonte: Seminário Transmontano
Data de Publicação: 04/08/2005

Sem comentários: