domingo, 22 de julho de 2007

Entrevista a Bruna Marcos

No âmbito da disciplina, Área de Projecto, no tema Pauliteiras de Valcerto, o 12.ºC apresenta uma entrevista a Bruna Marcos, “guia esquerda” que frequenta este grupo cultural e a nossa escola.

Entrevista de Maria Pintado (MP) a Bruna Marcos (BM).

MP: Há quantos anos existem as Pauliteiras de Valcerto?
BM: As Pauliteiras nasceram exactamente no dia 2 de Agosto de 2003.

MP: Como surgiu a ideia de fazer um grupo de Pauliteiras?
BM: Desde sempre existiu um grupo de Pauliteiros, no entanto o interesse estava a desvanecer--se e então surgimos nós com o objectivo de divulgar a rica tradição de dançares das nossas terras.

MP:O que é um “peão” e um “guia”? E tu o que és?
BM: Um grupo de Pauliteiros/as é composto por quatro peões, ou seja são os elementos que se deixam guiar pelas quatro guias. As guias são os membros que se encontram nas extremidades das filas. Eu sou “guia” esquerda.

MP: O vosso traje é típico? Podes explicar-nos o vestuário?
BM: Na minha opinião não se pode dizer que o traje é típico, pela simples razão que as Pauliteiras não são tradição. No entanto quando criámos os nossos actuais trajes tivemos o cuidado de nos basear nos típicos Pauliteiros.

MP: Porquê o termo de dança “pírrica”?
BM: A origem da dança dos Pauliteiros não é consensual. Alguns autores atribuem a sua origem à clássica dança pírrica, guerreira por excelência. Na dança pírrica, os dançantes, com armas antigas e escudos de pau, simulavam o ataque e a defesa da batalha.

MP: Desta vossa experiência o que nos tens a dizer?
BM: Somos alguém que acredita que a tradição é fundamental na formação do carácter e, como tal, não pode ser esquecida. Alguém para quem “dançar” é partilhar conhecimentos. É o despertar de curiosidades... É a transmissão de valores humanos e jamais serão esquecidos.

MP: Apenas existe em Valcerto o vosso grupo de Pauliteiras?
BM: Neste momento somos o único grupo que se encontra no activo na nossa aldeia. Existe um grupo de Pauliteiros, no entanto, só reúnem no dia da festa da nossa pequena aldeia.

Fonte: Homepage da Escola Secundária de Mogadouro

Sem comentários: